Por que monitorar?
A importância das
árvores urbanas
As árvores urbanas exercem inúmeros serviços ambientais, podemos citar a diminuição de ilhas de calor, auxílio no processo de drenagem da água da chuva, evitando inundações, diminuição da poluição sonora, abrigo e sustento para a fauna local e migratória e por fim e não menos importante o "embelezamento" estético da paisagem.
Por que monitorar
​árvores urbanas?
Assim como nosso corpo pode adoecer, árvores podem ser acometidas por doenças, chamamos essa condição de fitopatologia, o que pode levar a sua morte.
Árvores urbanas formam diversas paisagens em avenidas, ruas e praças. Quando uma fitopatologia é encontrada de forma recorrente nas árvores, essa condição pode levar a mudanças na paisagem urbana, gastos excessivos com manutenção, bem como a diminuição dos serviços ambientais prestados por elas.
Doença do
Ipê-rosa
(Tabebuia pentaphylla)
A doença do ipê-rosa é conhecida popularmente como "vassoura de bruxa" é causada por um parasita obrigatório. A árvore acometida por essa doença forma diversos "aglomerados de galhos secos" em seus ramos conhecidos também como "superbrotamentos" a doença também induz no caule da árvore uma abertura longitudinal como se fosse um tipo de "rasgamento" por todo o tronco. Na maioria das vezes a árvore não sobrevive.